domingo, 24 de maio de 2009

Exercícios de fixação
1) Circule o sujeito e sublinhe o núcleo
a. O gato de pêlo branco dormiu no telhado.
b. Os meus dois irmãos são morenos.
c. Viver é bom.
d. Despreocupadas, as pessoas passeavam.
e. Não concordo com você.
f. ”Todos os ligeiros rumores da mata tinham uma voz para a selvagem filha do sertão.” (José de Alencar)

2) Classifique os sujeitos em simples ou compostos. Cuidado, o sujeito pode estar em ordem indireta!!!

a. Eu fiz o teste.
b. As doenças e as guerras ceifam milhares de vidas.
c. Agora só buscas as praias ardentes. (José de Alencar)
d. Pedro, eu passei no vestibular!!!!
e. Devido às fortes chuvas, os rios estavam cheios.
f. Também são meios de comunicação cartazes, filmes e fotografias.

3) Re-escreva as frases a seguir em seu caderno, substituindo o ASTERISCO (*) pelos verbos HAVER e EXISTIR, estabelecendo concordância com o sujeito quando for o caso.
g. A) * pessoas famosas na estréia do filme.
h. B) * viajado de carro até o sul do país.
i. C) * bons professores em nossas escolas.
j. D) * meses não tenho notícias dos dois.
4) Copie o texto a seguir e classifique o sujeito das frases sublinhadas.
Tempo perdido
Havia um tempo de cadeiras na calçada. Era um tempo em que havia mais estrelas. Tempo em que as crianças brincavam sob a clarabóia da lua. E o cachorro era um grande personagem. E também o relógio de parede! Ele não media o tempo simplesmente: ele meditava o tempo.
Mário Quintana. 80 anos de poesia.
Rio de Janeiro: Globo, 1986.

5) Sublinhe as preposições das frases abaixo.
a. Nada mais há entre mim e você.
b. Estou com vontade de sair e assistir a um bom filme.
c. As Associações de Bairro discutiram, em conjunto, sobre a instalação de novos postos de saúde.
d. Desde sua volta não fiz nada.
e. Nada fiz por ele.

7) Em seu caderno elabore uma frase para cada preposição.
DE - EM - CONTRA- A - COM - PARA -
8) Informe a relação estabelecida pela preposição sublinhada.
( companhia – finalidade – meio – destino – instrumento – assunto – posse – matéria – preço – oposição - conteúdo – autoria – lugar)

1. Falamos sobre política.
2. O copo estava cheio de vinho tinto.
3. Elza estava com suas amigas na sorveteria.
4. Faz-se pão com farinha de milho nesta padaria.
5.Viajamos de avião.
6. Meus amigos foram para a Suécia.
7. Comprei este livro por seis reais.
8. Ganhei um anel de ouro.
9. Nunca escreva seus trabalhos a lápis.
10. Apanhou de chinelo.
11. Voltou para ficar.
12. Pagou em cheque.


9) Transforme as frases conforme o modelo.

MODELO:
Pedro fez as provas. Pedro está confiante.

Resposta: Pedro fez as provas confiante.

A) Os atletas chegaram. Os atletas estão cansados.
B) O aluno saiu. O aluno está preocupado.
C) Considero você. Você é inteligente.

10) Reconheça os sujeitos.
(SIMPLES/COMPOSTO/ INDETERMINADO/OCULTO)

A) O médico trancou-se no consultório.
B) Aqui se assiste a bons filmes.
C) Viajarei amanhã.
D) Apagaram o quadro.
E) Jornais e revistas publicaram o aniversário do CMPA.

11) Identifique o sujeito da mensagem abaixo e classifique-o

Não sabe arrumar amigos? Se ferrou... Vai ter que me aturar pelo resto da vida!






12) Em “Iracema, a virgem dos lábios de mel”, o termo grifado é:

a) Sujeito Simples Claro.
b) Sujeito Indeterminado.
c) Sujeito Simples Oculto.
d) Sujeito Inexistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário