quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Atividade para 5ª série " Diário"

Acompanhe mais alguns registros do diário da menina Zlata..

Quarta-feira, 4 de dezembro de 1991.

Estou de cama – com você, meu Diário. Todo um dia pela frente para ficar deitada. Bimbilimbica (minha boneca preferida) está toda entediada em cima da mesa-de-cabeceira e o Panda fica olhando fixamente para ela.... Por mim, que continue!
19h 45. Ainda estou de cama, ouvindo a barulhada de nossa máquina de lavar. O técnico está aí. Coitada da velhota, ela é “centenária”. Eu deveria chamá-la de “senhora”. O técnico foi embora e estou ouvindo Michael Jackson, “Man ther mirror”. Uma idéia maluca acaba de me passar pela cabeça. Vou tentar me inscrever no fã-clube da Madonna. Sou realmente muito louca!

Quinta-feira, 5 de dezembro de 1991.

Acordei bem tarde. Depois Azra, Mirela e Bojana vieram me visitar. Bojana vai festejar o aniversário dela sábado. Que sortuda! MAS POR QUE TENHO QUE ESTAR DOENTE?!
Sinf! Sinf!

Sábado, 7 de dezembro de 1991.

Fim de semana na cama. Joana festejando o aniversário dela e eu sem poder ir. Estou triste. Não consigo mais ler nem ver televisão.
Todas as noites papai e mamãe tentam telefonar para Srdjan, mas é impossível conseguir linha para Dubrovnik. É realmente guerra por lá. Vi pela televisão imagens de Dubrovnik. Uma coisa terrível. Estamos preocupados com Srdjan e a família dele. Mamãe conseguiu (porque ficou insistindo) completar a ligação às onze horas da noite. Ele está passando fome e sede, está passando frio, estão sem luz, sem água, não têm nada para comer. Ele está triste. Mamãe chorou. Mas o que está acontecendo, e por quê? Meu Deus será possível que Dubrovnik esteja em guerra? A cidade cai em ruínas, as pessoas morrem. É a triste verdade, infelizmente. Cuide-se bem, Srdjan, estou torcendo por você.
Segunda-feira vou ver tia Mira (a doutora) para saber como estão as coisas. Tchau!

Segunda-feira, 9 de dezembro de 1991.

Passei na consulta. Tia Mira disse que eu podia voltar para a escola amanhã. Demaaaais! Me compraram uma calça cinza nova na Kika (loja de roupas infantis). Gostei da calça. Oh! Está na hora de Murphy Brown na televisão. Tenho que assistir! Tchau!...
________________________________________________
Entendendo o texto

Quem escreve um diário faz confidências pessoais; não pretende que outras pessoas o leiam. Por isso, geralmente não se preocupa com a forma padrão da escrita.





1- Leia este trecho:
“Passei na consulta. Tia Mira disse que eu podia voltar para a escola amanhã. Demaaaais!”



a) O que ocorreu com a palavra em destaque?
------------------------------------------------------------------------
b) O que ela significa, nesse trecho?
------------------------------------------------------------------------
2- No primeiro parágrafo do trecho de 7 de dezembro de 1991, a menina escreve uma expressão de uma maneira diferente da usual. Localize-a com um lápis de cor e copie-a.
------------------------------------------------------------------------
3- No trecho abaixo, a que se refere a palavra velhota?
“Coitada da velhota, ela é “centenária”. Eu devia chamá-la de “senhora”.


------------------------------------------------------------------------
4- Por que a velhota é “centenária”? Consulte um dicionário.
------------------------------------------------------------------------
5- No trecho de 5 de dezembro, Zlata afirma que Joana é sortuda. Qual é o sentido dessa palavra?
------------------------------------------------------------------------
6- “Feliz aniversário, Zlata!!!” , a menina desejou a si mesma.

a) Por que ela usou três pontos de exclamação?
------------------------------------------------------------------------
7- Explique com suas palavras o que é uma onomatopéia e dê um exemplo do texto.
------------------------------------------------------------------------
Gatinho (a),
É para recortar nos pontilhados e responder no caderno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário