UM JEITO MELHOR DE VER AS COISAS
- Anda logo, menino!
- Já vou, mãe. Só mais um minutinho.
Apressado, ele enfiou na mochila os cadernos, o estojo, a agenda e uma maçã. Depois, foi ao banheiro, tirou os óculos e lavou o rosto de novo, para despertar. De dentro do carro, a mãe gritou:
- Você vai chegar atrasado no primeiro dia na nova escola!!
Paulo Henrique saiu rápido e enfiou-se no banco de trás.
- Xiii... Mãe, esqueci...
Antes que completasse a frase, a mãe disse:
-Se esqueceu, esqueceu. Vamos embora!
Haviam se mudado há poucos dias para aquele bairro. O coração ficava apertado toda vez que ele se lembrava da outra escola, dos amigos, da rua... Mas era melhor pensar na vida nova.
O sinal já havia tocado. Ele pediu a ajuda de uma funcionária. Seguiu a moça, aos trancos e barrancos, subindo escada, virando e parando finalmente na porta de uma sala.
- Dona Laura, este é o Paulo Henrique, o seu novo aluno.
- Bem-vindo! Procure um lugar para se sentar.
O menino olhou, olhou. Olhou de novo e viu tudo confuso, meio embaçado. Meninos, meninas, mochilas, carteiras, livros... Não encontrava um lugar vazio. Parecia que a sala estava lotada, cheia de cabeças, vozes, bocas e olhos. Tentou ajustar os óculos e se localizar...
- Xiii... Estou sem óculos!
Lembrou-se de que eles tinham ficado na pia do banheiro.
- Ai! Logo no primeiro dia de aula!
Ele procurava, mas tinha dificuldade de ver as pessoas com nitidez. Precisava franzir muito o rosto e os olhos para sacar alguma coisa.
- Aqui tem um lugar, Paulo...
Aquela voz salvou-o do sufoco. Era uma menina, bem ali do seu lado, indicando um lugar. Paulo Henrique agradeceu e foi até lá.
O dia só não foi um desastre graças à ajuda daquela garota meio colorida, com olhos manchados, que se chamava Suzi e parecia ser bem feinha.
Ela ajudou-o a responder perguntas e anotar tudo no caderno. E ficou ainda mais sua amiga quando ele explicou para a professora o motivo da atrapalhação. Inventou uma desculpa por causa da mudança e disse que os óculos estavam no meio das coisas.
- Ah, então amanhã as coisas estarão melhores – disse dona Laura.
De fato, no dia seguinte, tudo parecia melhor. Na escola, as coisas tinham mais beleza e nitidez. Poder ler sem fazer esforço era uma alegria. A professora era simpática e todo mundo gostava dela. Entre os amigos novos tinha gente de todo tipo. Era bom poder ver as coisas assim.
Foi legal também descobrir que sua colega da fileira ao lado, a menina que o ajudou no dia anterior, não era nada daquilo que ele tinha visto. Na verdade, ela parecia inteligente, tinha pintinhas no rosto e um lindo par de olhos verdes.
- Uau! Como é bonita! – pensou Paulo quando olhou para Suzi para agradecer a ajuda.
O melhor de tudo foi ver, com seus olhos de óculos, que a Suzi, assim como ele usava óculos. A vida, certamente, prometia dias melhores para Paulo Henrique.
Edson Gabriel Garcia. In: Revista Recreio, n. 47, ano 1. São Paulo: Abril, 1º de fevereiro de 2001.
Você leu... você participa!
1- Marque com um X a resposta correta. Que tipo de texto é esse?
( ) poema ( ) história em quadrinhos ( ) narrativa
( ) entrevista ( ) lenda ( ) informativo
2- Qual é a situação inicial do texto que você leu?
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3- Qual é o problema enfrentado pelo personagem?
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4- Que solução o texto apresenta para esse problema?
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5- O título está de acordo com a história? Justifique sua resposta.
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6- No texto foram usadas algumas interjeições. Retire duas delas e explique a circunstância ou o sentimento que elas expressam.
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7- Leia o trecho retirado do texto:
- Anda logo, menino!
- Já vou, mãe. Só mais um minutinho.
a) Quais foram os vocativos utilizados nessas frases?
- Uau! Como é bonita! – pensou Paulo quando olhou para Suzi para agradecer a ajuda.
O melhor de tudo foi ver, com seus olhos de óculos, que a Suzi, assim como ele usava óculos. A vida, certamente, prometia dias melhores para Paulo Henrique.
Edson Gabriel Garcia. In: Revista Recreio, n. 47, ano 1. São Paulo: Abril, 1º de fevereiro de 2001.
Você leu... você participa!
1- Marque com um X a resposta correta. Que tipo de texto é esse?
( ) poema ( ) história em quadrinhos ( ) narrativa
( ) entrevista ( ) lenda ( ) informativo
2- Qual é a situação inicial do texto que você leu?
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3- Qual é o problema enfrentado pelo personagem?
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4- Que solução o texto apresenta para esse problema?
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5- O título está de acordo com a história? Justifique sua resposta.
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6- No texto foram usadas algumas interjeições. Retire duas delas e explique a circunstância ou o sentimento que elas expressam.
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7- Leia o trecho retirado do texto:
- Anda logo, menino!
- Já vou, mãe. Só mais um minutinho.
b) Quais foram os vocativos utilizados nessas frases?
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